Sustentabilidade

Trabalhamos com a convicção de que os negócios da nossa empresa devam ser conduzidos levando em consideração as expectativas de todos aqueles com os quais interagimos, os chamados "stakeholders" (literalmente as "partes interessadas", ou seja, as pessoas ou entidades que estejam envolvidas nas nossas atividades). Na TIM, agrupamos esses públicos em oito categorias: clientes, fornecedores, concorrentes, organizações da sociedade civil, meio ambiente, comunidade, acionistas (stakeholders externos) e recursos humanos (stakeholders internos).

Consideramos as necessidades de todas as nossas partes interessadas, não só porque acreditamos que é justo fazê-lo sob o ponto de vista ético, mas também porque estamos convencidos de que somente desta maneira o nosso negócio se manterá ao longo do tempo.

O objetivo da TIM é conseguir o equilíbrio entre três dimensões:

  • A Sustentabilidade econômica visa a manutenção do capital e o seu incremento. A criação de valor é sustentável ao longo do tempo se formos capazes de efetivamente integrar as expectativas do contexto no qual operamos, ao mesmo tempo em que atingimos nossos objetivos econômicos.
  • A Sustentabilidade ambiental exige a gestão responsável dos recursos naturais (matérias-primas e energia) e dos resíduos gerados pelos processos produtivos, a fim de manter o equilíbrio dos ecossistemas. Dúvidas, sugestões ou esclarecimentos sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas envie um e-mail para ssma@timbrasil.com.br
  • A Sustentabilidade social é baseada no "princípio da equidade", manifestada através da observância dos direitos humanos e civis de todos os cidadãos, do acesso às oportunidades de desenvolvimento e da participação na tomada de decisões. Esta observância leva em conta tanto as necessidades atuais quanto as das futuras gerações.

Alinhados com a Missão e com os princípios de sustentabilidade acima, operamos também de acordo com um conjunto de Políticas específicas que tratam de diferentes aspectos relacionados ao tema da Sustentabilidade.

Política de Investimento Social Privado
Política de responsabilidade social nas empresas TIM no Brasil
Política ambiental
Política de relacionamento com fornecedores no processo de compras da TIM
Política de comunicação de marketing
Política de Engajamento
Política de Gestão da Mudança do Clima
Política de Segurança e Saúde do Trabalho
Política de Doações para Entidades Sem Fins Lucrativos

Na crença de que uma empresa responsável deve ser defensora dos direitos humanos, o Grupo Telecom Italia divulga sua Política de Direitos Humanos que incorpora todas as suas operações, incluindo as empresas TIM no Brasil. Veja aqui.

Entre os compromissos assumidos pela TIM Participações está a melhoria contínua de sua relação com as partes interessadas – clientes, público interno, fornecedores, acionistas, comunidade, etc – e no desempenho dos indicadores ambientais. Por isso, em 2008, a TIM Participações aderiu ao Pacto Global da ONU e trabalha para assegurar os princípios firmados neste compromisso, interna e externamente, como prevê seu Código de Ética.

Clientes

A TIM Participações, como uma das Sociedades do Grupo Telecom Itália, baseia a excelência dos produtos e serviços oferecidos na atenção aos clientes e no desejo de satisfazer seus pedidos. O objetivo primaz perseguido é o de assegurar uma resposta imediata, qualificada e dirigida às exigências dos clientes, baseando suas condutas na honestidade, cortesia e colaboração.

Público Interno

A Companhia reconhece a importância central dos recursos humanos, convencida de que o principal fator de sucesso de toda a empresa é representado pela contribuição das pessoas que nela trabalham, num contexto de lealdade e confiança mútua.

A TIM defende a segurança e a saúde nos locais de trabalho e considera fundamental no desempenho da atividade econômica o respeito aos direitos dos trabalhadores. A gestão de pessoas deve ser orientada para assegurar iguais oportunidades e favorecer o crescimento profissional de cada funcionário.

Fornecedores

A TIM conduz os processos de compra de forma a selecionar produtos e serviços de alta qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente além de melhores condições de mercado. O processo de compra é baseado na licitação de ofertas técnico-econômicas de fornecedores selecionados em base aos procedimentos da empresa válidos ao Grupo e com os preceitos da ética nos negócios.

Acionistas

As Sociedades do Grupo têm consciência da importância de fornecer informações corretas de suas atividades ao mercado, aos investidores e à comunidade. Não obstante aos requisitos de confidencialidade exigidos na condução dos negócios, as Sociedades do Grupo assumem como meta a transparência nas suas relações com todas as partes interessadas. Particularmente, a TIM comunica-se com o mercado e investidores em conformidade com os critérios de honestidade, clareza e igualdade ao acesso à informação.O conteúdo da comunicação é regulado - de acordo com os regulamentos aplicáveis - por procedimentos internos apropriados. A comunicação entre o mercado financeiro e a empresa é de responsabilidade da área de Relação com Investidores, que representa o contato dos investidores da TIM.

Comunidade

Oferecer serviços eficientes e tecnologicamente de ponta é a maneira do Grupo contribuir para o bem-estar econômico e para o crescimento das comunidades em que atuam. Suas sociedades devem considerar a relevância social dos serviços de telecomunicações, envidando esforços para atender as necessidades da coletividade. Pesquisa e inovação devem ser consideradas essenciais para seu crescimento e sucesso. As Sociedades do Grupo devem levar em conta sua Responsabilidade Social. Devem manter uma relação transparente com as autoridades das administrações públicas, sendo proibidas de destinar qualquer tipo de contribuição ou vantagem a partidos políticos que não as legalmente previstas. Incentivar e apoiar iniciativas sociais, culturais e educacionais, que visem à melhoria da qualidade de vida do individuo, também está entre os seus deveres.

Indicadores Ambientais

A preservação do meio ambiente está entre as grandes preocupações da TIM, que compartilha com seu controlador, o Grupo Telecom Itália, os seguintes princípios:

  • melhorar a eficiência dos recursos energéticos e naturais;
  • minimizar os impactos ambientais negativos;
  • divulgar a cultura de uma abordagem correta a questões ambientais;
  • garantir o compromisso em relação à melhoria contínua do desempenho ambiental;
  • adotar processos de compra que considerem questões ambientais.

 

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